
REVISTA CULTURAL
COARACI - BAHIA
"Caderno Cultural de Coaraci,cidadania à flor da pele"


EMPRESÁRIO COARACIENSE REFORMA E CONSTRÓI CASAS POPULARES PARA FAMÍLIAS CARENTES
Etevaldo Barreto Nogueira conhecido por “Tel”, é proprietário da casa comercial “TELMAC - (COMERCIAL DE MATERIAIS DE CONSTRUCAO DE COARACI LTDA)”, em Coaraci, situada na Rua Joana Angélica, 11, Centro. Também é proprietário do “Centro Esportivo Nogueirão” praça de esportes construída por ele para receber os amigos e praticar o bom futebol, fica localizada em sua fazenda a poucos quilômetros de Coaraci.
’’A ideia das casas populares surgiu lá no Centro Esportivo Nogueirão, quando resolvemos reformar uma casa para um senhor de idade do Distrito de São Roque, “a casa nº 1”. Inicialmente distribuímos cestas básicas. Já reformamos trinta e cinco casas e estamos iniciando a trigésima sexta. A primeira casa foi entregue em fevereiro de 2007. Existe uma equipe de colaboradores e em todas as casas tem uma placa afixada na fachada com fotos e imagens de antes e depois da reforma e o nome deles. A maior parte dos recursos financeiros empregados são nossos. Os que colaboram mais efetivamente são os profissionais da área de construção, como eletricistas, pedreiros, pintores, carpinteiros com sua mão de obra totalmente gratuita. Para fazer uma reforma nós olhamos a carência da família e o estado da casa, e damos preferência a idosos e enfermos. Em alguns casos solicitamos que eles consigam algum material de construção, tipo: pedras, areia, blocos e madeira. Uma casa destas, no terreno deles e tendo alguma coisa pra ajudar, hoje a obra fica em torno de oito, nove mil reais. Já construímos casas em até vinte dias, a primeira foi construída em trinta dias, atualmente estamos construindo em dois meses. Construímos oito casas no Distrito de São Roque. Mas aqui em Coaraci construímos no Bairro Maria Gabriela, no Bairro de Zé Reis, no Berimbau três casas, mais três casas no Bela Vista, três no Jóia do Almada, reformamos no Jardim Cajueiro, Rua São Paulo, no Bairro da Feirinha, na cidade quase toda. A documentação da casa é de responsabilidade das famílias. Houve um caso de uma família que construiu em um terreno que não era de sua propriedade, depois apareceu o proprietário reclamando e depois se oferecendo para doar. Uns agradecem a ajuda, mas têm algumas famílias que não. Inclusive uma família beneficiada depois da obra concluída vendeu a casa. Depois de construída ou reformada a casa é de inteira responsabilidade do proprietário e nela nós não mexemos mais. Teve uma que deu problema de uma rachadura, a proprietária fez uma valeta do lado da casa e deixou a chuva bater, rachou a parede e eu mandei concertar. Mas o problema foi causado pela proprietária.
Os colaboradores do Nogueirão são Hominho, Gel, Hélio Rói Coco às vezes Batista.
As casas que entregamos têm no mínimo dois cômodos, sala, quarto e banheiro, quando é uma pessoa sozinha e idosa, construímos uma casinha pequena.