
REVISTA CULTURAL
COARACI - BAHIA
"Caderno Cultural de Coaraci,cidadania à flor da pele"
RETRATO DA CULTURA
Um retrato da Cultura de Coaraci revela que a maioria da população não vai ao cinema, nunca foi a um teatro e nem a museus. A principal razão? Falta de oportunidades. As justificativas para a ausência de visitas a espaços culturais é o simples fato de que estes espaços não existem ou já existiram e foram desativados.
Existe uma relação entre interesse por cultura e nível educacional. Entre os que nunca frequentaram estes espaços e equipamentos culturais, a maior parte é constituída pela classe menos favorecida. “Quanto maior a escolaridade e o poder aquisitivo, maior o hábito de consumo cultural”.
Profissionais que trabalham na área de gestão cultural acreditam que o desinteresse tem relação com a falta de conhecimento e intimidade com os equipamentos culturais. “Em primeiro lugar, a falta de interesse, em grande parte, revela falta de conhecimento, familiaridade e entendimento da própria linguagem”. Essa situação é resultado de um processo educativo que não forma consumidores de cultura. “A nossa educação não é estimulante para que as pessoas depois de adultas se tornem próximas do mundo da cultura no sentido geral e no sentido específico, da arte, da cultura enquanto manifestação do simbólico.”

“O mundo da comunicação trabalha mais na perspectiva do entretenimento e muito pouco na da educação e da cultura. É outro fator importante da falta de interesse. A TV nem sempre tem de assumir o papel rígido escolar para seus telespectadores. O entretenimento pode ser educativo e prazeroso."
“A população não frequenta cinema, teatro e museu, muitos acham que a cidade onde moram deveria ter mais promoções culturais. A posição da população não é contraditória. Pelo contrário, revela justamente que nem todos têm contato e acesso a equipamentos culturais." “E aqueles que dizem que não vão aos locais porque não gostam provavelmente nunca foram.”
A Setores responsaveis pela Cultura em ambito municipal precisam atender a população extremamente carente, levando cultura até eles. É preciso facilitar o acesso para aqueles que enfrentam a barreira econômica, com ações de subsídio ao consumo cultural. Como exemplo de ações a implementar, citamos os "Circuitos Culturais" que promovem atrações, Viagens Literárias e Mostras Coreográficas etc.
O problema da oferta e do acesso à cultura não é uma realidade só de Coaraci. Pesquisas apontam números alarmantes da exclusão cultural no País. “ Essa questão dos poucos equipamentos culturais é um problema que temos de enfrentar em âmbito nacional. A TV e o Computador, os Iphones, Iphads, telefones celulares de ultima geração, a tv aberta é hoje o principal equipamento de consumo de cultura, o que é uma distorção.”