
1º Lugar no
Concurso de
Escritores Escolares
Moradora de Coaraci, menina de oito anos acumula quatro prêmios de poesia.
A pequena Salete Magalhães, oito anos, moradora da cidade de Coaraci, (369 quilômetros de Salvador), é uma criança como qualquer outra de sua idade que gosta de brincar de boneca e esconde-esconde com os amiguinhos de sala de aula. Mas, além disso, Salete possui um talento para escrever poemas que surpreende e encanta seus pais. Ela participou do segundo Concurso para Escritores Escolares de Poesia e de Redação em 2015, iniciativa da Diretoria de Livro e Leitura da Fundação Pedro Calmon/ Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e alcançou a primeira colocação na categoria Poesia Ensino Fundamental I. Na quarta feira dia 29 de julho às 16 horas na Biblioteca Estadual dos Barris, ela recebeu sua quarta condecoração desde quando começou a escrever poemas no ano passado.
Salete que possui um jeito curioso e às vezes tímido, desenvolveu o gosto literário e começou a escrever poemas após observar os textos do seu pai Robinson Silva Alves, 38 anos, que é escritor há 17 anos e gerente comercial de um supermercado da cidade. Em 2014 a menina escreveu seu primeiro poema nomeado de "Arco Íris". Reconhecendo o valor textual do poema da filha, Robson enviou esse texto para o Concurso Poemas no Ônibus e no Trem 2014, realizado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, no qual ela alcançou menção honrosa. Esse seria o primeiro prêmio de vários outros que viriam com o decorrer do tempo.
No mesmo ano, Salete foi a primeira colocada no terceiro Concurso Literário da Academia Madureirense de Letras 2014. Realizado no Rio de Janeiro, com o título "O Poema". Em seguida, ela também foi premiada após chegar na terceira colocação do Concurso da Academia de Letras, Artes e Ciências do Brasil (Alacib), que concorreu em maio deste ano." Eu, como pai, Sou suspeito para falar. Salete é uma raridade. Fico feliz, pois não tenho influência nenhuma na hora que ela escreve, é tudo da cabeça dela. Posso afirmar que ela é melhor que eu, pois ela tem facilidade para escrever qualquer tema rapidamente. Não sei de onde ela tira as ideias", conta Robson com orgulho.
Os pais da escritora Mirim se sentem maravilhados quando descrevem o talento da Garota, que logo em seu primeiro ano de "carreira literária" somou duas premiações.
A dona de casa Marcela Lopes Magalhães, 32 anos, mãe de Salete, relata que a filha, que cursa a 3ª série do Ensino Fundamental I, da Escola Sagrada Família, é uma excelente aluna. "Nunca recebo queixa e as notas dela beiram a casa dos nove, diz Marcela. Ainda segundo ela, o gosto de Salete pela escrita é fruto da leitura. Gosta muito de ler e no quarto dela tem mais de cem livros", pontua.
Premiação - Participaram da solenidade de premiação do 2º Concurso para Inspetores Escolares de Poesia e de Redação 2015, o escritor, professor universitário e membro da Academia de Letras da Bahia (ALB), Aleilton Fonseca, o produtor cultural idealizador do Sarau da Onça, Sandro Sussuarana, além do Diretor do Livro e da Leitura (DLL/FPC), João Vanderlei de Moraes Filho, que também é idealizador do concurso, escritor e poeta. Encerrando a programação, o grupo Ágape, formado por jovens e adolescentes apresentara poesia e música.
Diretoria - vinculada à Fundação Pedro Calmon/ SECULTBA, a Diretoria do Livro e Leitura (DLL) responsável pela execução e implementação das políticas públicas de fomento ao livro e estímulo à leitura. Está em seus objetivos incentivar a prática da leitura, promovendo eventos do setor, como leituras públicas com autores, oficinas de leitura, seminários, feiras, palestras e conferências sobre obras, autores e tópicos importantes da literatura. Também compete a DLL a promoção do livro, fomentando a produção editorial, elaborando prêmios literários e editais que proporcionam as editoras o acesso a recursos públicos que permitam as mesmas aumentar e diversificar a produção de livros no Estado, dentre outras ações que integram os objetivos do Plano Estadual do Livro e Leitura (PELL). Fonte. Jamile Menezes